Obras de Turin são destaque na Casa Cor

Homenagem ao escultor paranaense traz obras que estiveram na premiada mostra

‘João Turin – Vida, Obra, Arte’

 

No dia 23 de junho, foi aberta ao público a Casa Cor Paraná, evento consagrado do segmento de Arquitetura e Decoração, responsável por apresentar as tendências nacionais e internacionais do setor aos profissionais da área e público em geral. O tema escolhido para a vigésima segunda edição da Casa Cor é a Brasilidade.

Foi seguindo a temática do evento que surgiu a ideia de criar uma galeria exclusiva em homenagem ao escultor paranaense João Turin (1878-1949), mostrando aos visitantes um pouco da riqueza artística deixada por ele. Ao total, foram selecionadas doze esculturas, todas elas pertencentes à exposição ‘João Turin – Vida, Obra, Arte’, mostra que esteve no Museu Oscar Niemeyer até fevereiro desta ano e que, recentemente, foi premiada como a melhor exposição de arte de 2014 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A responsável por criar e executar o projeto do espaço João Turin na Casa Cor Paraná é a decoradora Yara Mendes, que demonstrou intimidade com a obra do artista. “Tenho formação artística, fui professora e fiz diversos cursos de História da Arte. Já conhecia o trabalho do Turin, visitei a exposição no MON, e acho a obra dele muito coerente, pois mesmo tendo morado fora do país por muitos anos, ele não abandonou suas raízes”; referindo-se aos índios e onças criadas por Turin, que remetem à infância vivida na região serrana do Paraná.

Para Yara, a arquitetura e decoração são artes. “Não consigo trabalhar em um projeto sem um toque de arte. A valorização dos ambientes com obras de arte é indiscutível’, afirma.

 Para quem deseja visitar a Casa Cor Paraná 2015, o endereço é Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV, Curitiba/PR. A mostra estará aberta de 23 de junho a 09 de agosto de 2015.