Peças de João Turin são destaque no 20º Remate de cavalos crioulos da Cabanha São Rafael

By 11/03/2015 Geral No Comments

O remate de cavalos crioulos da Cabanha São Rafael, localizada em Balsa Nova – PR, é um acontecimento importante da agenda do setor no cenário nacional. O evento, que este ano aconteceu entre os dias 5 e 7 de março, além de seu tradicional requinte na gastronomia e organização impecável, abriu espaço para a divulgação de artistas paranaenses, e assim surgiu o convite para a exposição de algumas esculturas de João Turin.
Foram escolhidas sete peças do acervo do Ateliê João Turin, entre elas a onça ‘Luar do Sertão’, a ‘Águia de Haia’ e ‘ Tigre esmagando a cobra, as quais circundaram a cabana vip do local, ficando expostas ao ar livre. As peças chamaram a atenção do público presente; muitas pessoas reconheceram os bronzes que fizeram parte da exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a qual recentemente esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba – PR.
O convite para a exposição das esculturas de Turin no evento partiu do proprietário da cabanha, o empresário Mariano Lemanski. A escolha das peças foi feita por Samuel Ferrari Lago, proprietário do Ateliê João Turin. “Expor algumas das principais peças do João Turin, em uma fazenda, em um espaço aberto, numa festa que valoriza tanto a cultura, é muito importante e um momento especial para homenagear um dos principais artistas do nosso Estado”, comenta Lago.
Outros artistas paranaenses que também tiveram sua arte destacada no evento foram o pintor Celso Coppio, que criou telas especiais com a temática do campo, além do escultor Luiz Antonio Gagliastri, que expôs oito esculturas, entre elas, um acavalo em tamanho natural.

O empresário Mariano Lemanski, sua mulher, Bibba Pacheco Lemanski e sua mãe, Elsa Lemanski posam ao lado da escultura ‘Luar do Sertão’. (Foto: Naideron Jr)