Espaço será inaugurado oficialmente em cerimônia para convidados no Parque São Lourenço.
Assista o vídeo produzido especialmente para a inauguração do Memorial Paranista e do Jardim de Esculturas João Turin.
O Parque São Lourenço é um dos cartões postais de Curitiba. Ele acaba de ganhar um novo espaço: o Memorial Paranista João Turin, que guarda a memória do Paranismo. Ele é um movimento que exalta a identidade do estado do Paraná por meio de símbolos locais como o pinheiro, os pinhões e a erva-mate.
As novas instalações carregam o legado de um dos criadores e grande expoente desse movimento. Trata-se do artista João Turin, que se destacou principalmente como escultor. Ele criou esculturas e baixos relevos sobre animais selvagens, povos indígenas e reproduções de momentos históricos.

Estes e outros temas podem ser vistos em 78 obras abrigadas no Memorial Paranista João Turin. Além disso, também foi construído um jardim com 15 esculturas de bronze ampliadas. Duas delas ganharam proporções heroicas, como “Marumbi”, com quase 3 metros de altura e 700 quilos. Esta escultura representa com realismo a luta de duas onças. E mostra porque João Turin também é lembrado como um dos mais importantes escultores animalistas do Brasil.
Outro destaque é uma Pietá em baixo relevo, gentilmente emprestada pela Família Lago, detentora dos direitos autorais de João Turin. Esta é uma obra de 1917, e o primeiro exemplar está na França, feito para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau. É uma verdadeira relíquia, que resistiu aos bombardeios da guerra.

A iniciativa reuniu quase 100 obras de Turin graças a uma junção de esforços. Das 15 esculturas ampliadas, 12 foram compradas pela Prefeitura de Curitiba. As outras 3 foram doadas pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei Rouanet. 78 esculturas em tamanho original foram doadas pela Família Lago para o Governo do Estado do Paraná, que emprestou as obras à Prefeitura em regime de comodato.
A Família Lago também doou uma fundição elétrica e moderna ao memorial, que substituiu uma antiga fundição existente no local, que estava obsoleta. Essa é uma doação de grande valor para novos artistas. Eles poderão fundir as peças que produzem e estimular a arte da escultura no Paraná.
O Memorial Paranista João Turin é um presente de Curitiba pelo aniversário de 328 anos da cidade. Quem visitar o Parque São Lourenço poderá apreciar as obras de João Turin e conhecer mais sobre sua contribuição para o legado artístico do Paraná.
-
A escultura Marumbi, com quase 3 metros de altura, ornamenta o Jardim de Esculturas. (Foto: Maringas Maciel) -
Turin é um dos escultores animalistas mais relevantes das artes plásticas brasileira. (Foto: Maringas Maciel) -
João Turin deixou um acervo de obras em gesso, que foram fundidas quase 70 anos após terem sido criadas. (Foto: Maringas Maciel) -
O Índio Guaiacá, ao lado do lobo guará, são símbolos típicos do Paraná. (Foto: Maringas Maciel) -
Os detalhes das obras animalistas de Turin. (Foto: Maringas Maciel)
No local, uma placa resume a importância do artista, nas palavras da Família Lago: “A arte de João Turin corre nas veias de todos que aqui vivem e amam esta terra. O Paranaense se vê pelos olhos de Turin que, inspirado por nossa fauna e flora, elevou a observação da natureza em identidade e sentimento de pertencimento.”